terça-feira, 20 de setembro de 2011

Começa hoje!

Confiram os filmes que serão exibidos na abertura, hoje no SENAC SJ Campos, às 19 horas. Fizemos uma seleção de um ou dois curtas de cada bloco temático:

A CONQUISTA DO ESPAÇO

Direção: Chico Deniz/ Ano: 2010/Duração: 16’/ Captação: 35mm/

Sinopse: O filme apresenta o ponto de vista de uma criança de seis anos que vive numa capital brasileira uma rotina de compromissos em ambientes isolados. Na escola, no carro ou no apartamento onde mora, Gabriel assiste por trás de sistemas de proteção uma realidade próxima o suficiente para ser percebida, mas distante demais para ser explorada. O espaço urbano é proibido do lado de fora das portas e grades. A Conquista do Espaço é uma expressão assumidamente clichê, muito utilizada na ficção científica e em atlas escolares, que aqui é emprestada ao drama moderno de sonhar com realidades excitantes e viver uma escassa liberdade. Neste contexto, a programação infantil de televisão é oferecida como opção, não de lazer, mas de êxtase e fuga. A imaginação da criança busca um antídoto para o choque de perceber que as naves espaciais e as viagens ao limiar do espaço nada mais são do que promessas de um mundo adulto irrealizável.

(Infantil)

SINAL FECHADO

Direção: Isaac Chueke/ Ano: 2010/ Duração: 17’/Captação: mini-dv/

Sinopse: Um sinal fechado numa movimentada avenida da cidade do Rio de Janeiro. As artimanhas de vendedores ambulantes que fazem de um pedaço de rua palco para venda de seus produtos. (Bloco: Cotidiano)

SUCATA DE PLÁSTICO

Direção: Nigéria Filmes/ Ano: 2011/ Duração:7’/ Captação: HDV

Sinopse: O veneno invisível dos agrotóxicos se revela de forma subjetiva na prática diária da pequena usina de reciclagem de Quixeré, no Interior do Ceará.

(Bloco: Cotidiano).

PRESERVATIVO

Direção: Filipe Matzembacher, Márcio Reolon e Samuel Telles/ Ano: 2010/ Duração: 5’/ Captação: HD/

Sinopse: Uma garota de programa, uma vendedora de sexshop e um adolescente virgem narram – enquanto assistimos à fabricação de um preservativo – sua relação com o ato sexual. (Bloco: Lugar do Corpo). 45min

TURISMO DE GUERRA

Direção: Felipe Ivanics

Ano: 2011/ Duração:8’/ Captação: HD 1280×720

Sinopse: Dois amigos conversam sobre uma viagem na Palestina. Um está no Brasil e outro nos EUA, já em casa. Eles reveem as imagens que lá fizeram e falam tranquilamente sobre guerras, preconceitos, apartheid, revolução árabe e apropriações israelenses.

(Bloco Origens e Deslocamentos).

MATZEIVA JULIANO MER-KHAMIS

Direção: Silvio Tendler/ Ano: 2011/Duração: 5’/ Captação: DV

Sinopse: Matzeiva Juliano é uma lápide eletrônica em homenagem ao ator anticonformista e pacifista libertário, Juliano Mer-Khamis, que pagou com a vida por sua luta por direitos iguais para palestinos e judeus.

(Bloco Mundo Interior)

NAIÁ E A LUA

Direção: Leandro Tadashi/ Ano: 2010/ Duração: 13’/Captação: HDV/

Sinopse: A jovem índia Naiá se apaixona pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu.

(Bloco: Infantil).

CORES E BOTAS

Direção: Juliana Vicente/ Ano: 2011/ Duração:15’30”/ Captação: 35mm/

Sinopse: Joana tem um sonho comum a muitas meninas dos anos 80: ser paquita. Sua família é bem sucedida e a apóia em seu sonho. Porém, Joana é negra, e nunca se viu uma paquita negra no programa da Xuxa.

(Bloco: Núcleos e Níchos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário